Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aluno inadimplente não tem direito a renovação de matrícula

    há 11 anos
    O juiz federal EULER DE ALMEIDA SILVA JÚNIOR denegou a segurança em mandado impetrado por uma ALUNA do curso de Pedagogia em face do Reitor da UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP, para obter a matrícula que lhe foi negada em razão dos débitos acumulados nos últimos três meses do semestre.

    A parte RÉ, em síntese, alegou que a não renovação do contrato com aluno inadimplente está amparada por lei e que para exercer a função que lhe foi denegada pelo Estado, a Universidade particular tem que cobrar mensalidades de seus alunos a fim de atender as suas despesas, sendo que o requisito de autofinanciamento é fundamental para a própria instalação do curso universitário.

    O magistrado acolheu a argumentação da parte IMPETRADA, em atenção ao art. da Lei 9.870/99, que dispõe que "os alunos já matriculados, salvo quando inadimplentes, terão direito à renovação das matrículas, observado o calendário escolar da instituição, o regimento da escola ou cláusula contratual".

    A avalizar sua fundamentação, o juiz citou julgados do TRF-1ª Região, da relatoria dos desembargadores federais Daniel Paes Ribeiro e Carlos Moreira Alves.

    • Publicações933
    • Seguidores37
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações410
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aluno-inadimplente-nao-tem-direito-a-renovacao-de-matricula/125620850

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)