Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ilícita a restituição de valores pagos indevidamente a servidor, decorrentes de erro da Administração e recebidos de boa fé.

    há 11 anos
    Ilícita a restituição de valores pagos indevidamente a servidor, decorrentes de erro da Administração e recebidos de boa fé.

    O juiz federal JULIANO TAVEIRA BERNARDES, em Mandado de Segurança impetrado contra ato do reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG e do Diretor de Recursos Humanos do IFG determinou, em caráter liminar, a suspensão dos descontos no benefício de pensão da Impetrante, referente à reposição ao erário dos valores pagos a maior, a título de revisão de cálculos promovida pelo pólo passivo.

    A Impetrante, pensionista do IFG na condição de viúva de servidor desde 2004, foi surpreendida, em 2012, via memorando, com a comunicação de que fora utilizado, equivocadamente, um código de cadastro do seu benefício, que gerou um valor de pensão maior que o devido, cabendo-lhe devolver ao erário a quantia de R$ 9.443,07. Inconformada, alegou que recebeu de boa fé as parcelas indevidas, sem que tivesse conhecimento do erro gerado pela Administração.

    Sobre a matéria em análise, o magistrado deu a conhecer que o Superior Tribunal de Justiça já firmou entendimento quanto à ilicitude de se exigir restituição de valores pagos indevidamente a servidor, em decorrência de interpretação errônea, deficiente ou equivocada da lei pela própria Administração Pública, caso o beneficiado os tenha recebido de boa fé, e citou o julgado no recurso ordinário em Mandado de Segurança, relatora a Ministra Maria Thereza de Assis Moura.

    No presente caso, a cobrança atacada decorreu de erro assumido pela própria Administração e a boa fé da Impetrante é presumida, pois não participou do procedimento que resultou em pagamentos a maior.

    "Como se trata de valores alimentares e recebidos de boa fé pela beneficiária, descabe a cobrança retroativa", concluiu o julgador.

    Pelo exposto, deferiu a liminar, para suspender os descontos provenientes do ressarcimento ao erário das quantias recebidas a maior pela Impetrante.

    Clique AQUI para o inteiro teor da decisão.

    Fonte: Seção de Comunicação Social

    • Publicações933
    • Seguidores38
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ilicita-a-restituicao-de-valores-pagos-indevidamente-a-servidor-decorrentes-de-erro-da-administracao-e-recebidos-de-boa-fe/125607853

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)